6.11.2011

MATEMÁTICA

PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO. 

Lucas 10.25-37: Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”. “O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?” Ele respondeu: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo”. Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois o colocou sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: “Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver”. “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”. “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.

A matemática é proporcional, ou seja: “Quanto mais você tem, mais você tem o que dar, ou a oportunidade de dar. E quanto menos você tem, menos você tem o que dar, ou a oportunidade de dar”. Não é assim? Se eu por a seguinte premissa – “De tudo o que você tem, nada lhe é aproveitado” - o que você me diria? Tudo o que você ganha, é para ser dividido com outro ser humano. Seja lá quanto, ou o que for. Uma boa ação, sendo ela material, emocional, amorosa, espiritual ou consolativa, sempre será de bom grado. Entenda bem o que lhes escrevo: Você, estando com muito ou com pouco, sempre terá além do que o suficiente para oferecer.

A matemática de Deus traz consigo princípios rigorosamente opostos ao do homem. O modo de Deus ver o mundo, as situações, os efeitos, as direções, os acabamentos, os consertos... Enfim, o modo de Deus observar todos os verbos e situações existentes não tem nada a ver com o que o ser humano entendeu, e entende até hoje. Nada a ver!

A Matemática de Deus é assim:

Existe um ditado no campo da aviação que diz: “Quem tem dois, tem um; tem só tem um, não tem nenhum”. Eles estão se referindo aos equipamentos deles. Sempre é necessário ter em dobro daquilo que é normal, porque se faltar, terá ainda uma sobra. Nos aviões existem motores de reserva, para se der algum problema, eles já saberão o que fazer. Por ser um transporte tão seguro e elitizado, o custo é muito alto, e portanto, chega a ser um mercado quase que inerrante. Explicarei, espiritualmente falando, assim:

“Quem tem dois, tem um; quem tem apenas um, não tem nada. O que isso quer dizer? Significa que – Quem tem tudo, só tem a metade de tudo, porque terá que dividir tudo que tem com aquele que não tem nada; e aquele que tem a metade de tudo, não terá a metade de nada, porque terá que dividir com aquele que não tem nada”.

O samaritano, como qualquer outro ser humano, tinha o que dividir, e sabia como exercê-lo. Sabia como canalizar o pouco que tinha em algo que tomasse elevadas proporções de gratificação.

Observe abaixo, e entenda o que é necessário que se entenda:

2 – 1 = 1

TUDO O QUE TENS – TUDO QUE DARÁ AO PRÓXIMO/2 = METADE DO QUE TENS.

100% – 100%/2 = 50%

1 – 1 = 0

METADE DO QUE TENS – METADE DO QUE DARÁ AO PRÓXIMO  = NADA.

50% – 50% = 0%


Está claro? Sempre esteja disposto a ajudar aqueles que pedem e também os que não pedem ajuda. Principalmente os que não pedem. Tu entendes que o que era para ser não o é porque não sabe que era para estar sendo o que era para ser? A partir do momento que as palavras começarem a exercer de vez a significação dos seus verdadeiros significados, começaremos a entender o que significa, e o que representa para o mundo inteiro a Soberania de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário